10 Passos Para Organizar Minhas Finanças

post como organisar financas - 10 Passos Para Organizar Minhas Finanças

Seguindo o tema Colocando a Casa Em Ordem, hoje vou falar como esta sendo a arrumação do “Cômodo Finanças”.

Primeiramente gostaria de falar de que quando decidimos mudar ou começar algo novo em nossas vidas, parece que o mundo todo está contra você. Por exemplo, quando eu decido fazer dieta, argh! É daqueles coisas que não queremos fazer, pois muitas das vezes vai contra a nossa natureza de indisciplina. Não concorda?

É só pensar, que lá vem a fome extrema. O desejo exagerado de comer doces. e largar o velho hábito de comer quem nem um cavalo, para comer que nem coelho, parece algo completamente impossível! Engordo só de olhar, ou pensar!

Subscreva para receber conteúdos GRÁTIS no seu email.

Mensagens de grande conteúdo que irão ajudá-lo(a) na área emocional, espiritual e material.

Junte-se a uma lista de pessoas que está crescendo dia-a-dia!


QUERO RECEBER

A mesma coisa acontece em outras áreas. E ainda mais quando temos desculpas viáveis, como a famosa TPM, e a tal da Menopausa! Não é mesmo?

Como já falei, gastar para mim, era como um vício, desde que decidi parar de gastar compulsivamente, fiz um trato comigo mesma: De não comprar nada para mim até eu liquidar tudo o que devo, e ter uma poupança razoável!

Até agora estou me portando razoavelmente bem!

Para dizer que não comprei nada, acabei comprando uma blusa num brechó, e no mês seguinte, umas botas, que estava namorando à meses!

Quando meu marido, perguntou:”Essa botas, são novas, onde você comprou?”. Levantei as sobrancelhas e ombros ao mesmo tempo e dei aquele risadinha, aquela risadinha de culpada!

Caí no pecado de fazer compras desnecessárias!

Porque estou confessando meu erro? Porque confessar faz bem para alma e traz cura!

Como já falei antes, não pense que vai ser do dia para noite ou com um passe de mágica que você vai mudar e passar a ter hábitos saudáveis.

Na verdade não precisava das botas, mas sempre temos um bela desculpa: Ah! mas eu não tinha nada que combinasse com aquela roupa”!

É como se matar de comer doce, colocando a culpa na TPM!

Hoje, quero falar das pequenas Rapozinhas, dos ladrões de sonhos!

Desses pequenos desvios, que se nós não tivermos atenção, achando que não têm importância, podemos estar caindo em uma armadilha!

Precisamos estar sempre em manutenção, e com os olhos bem atentos nas áreas que temos a tendência em falhar. Aliás, essa dica vale para todas as áreas de nossas vidas!

Porque falei das Raposinhas, tem um versículo no bíblia que diz o seguinte:

“Apanhai-nos as raposas, as Raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.” (Cantares 2:15).

Temos a tendência de achar que as coisas pequenas não têm o potencial de causar danos em grande escala, e ficamos mais atentos as coisas maiores.

Mas na maioria das vezes são as pequenas coisas que causam maiores danos em nossas vidas. Danos por vezes quase que irreparáveis.

Essas pequenas coisas, são tão sutis, que às vezes nem damos conta. Quando percebemos, muitas vezes já é tarde!

Eu estava indo tão bem no meu propósito, até ver uma blusinha num brechó que custava apenas, só, e somente apenas, £1,50.

Isso não vai fazer nenhum estrago, pensei. Depois uma blusinha, depois da blusinha, uma botinha! Você está me entendo? É como estar passando por uma desintoxicação!

Se você tem tendência para gastar muito, mas pretende se controlar, não vá sozinha ao shopping, leve sua amiga mais controlada na área financeira. Ela irá ajudar você a se controlar.

Ou numa medida mais radical, deixe seu cartão de crédito/débito em casa e leve apenas o dinheiro NECESSÁRIO, para o essencial! Peça ajuda a alguém, não tente sair de uma crise sozinha!

Nós não vivemos sozinhos, precisamos de ajuda! Não se isole, não confie apenas em sua sabedoria. Na multidão de conselhos à sabedoria (Provérbios 11: 14).

Outra dica muito útil: NÃO TENTE REINVENTAR A RODA!

Não tente fórmulas mágicas, elas não existem!

A internet está cheia de pessoas especializadas em finanças, com dicas super úteis e de graça.

Eu mesmo já passei um link que tem me ajudado extremamente! E é sobre isso que quero falar hoje!

10 Dicas Que Me Têm Ajudado a Manter-me No Prumo.

1. Temos que acompanhar nossas despesas

Preciso saber tudo que entra e tudo que sai. Quando eu decidi entrar na minha conta e ver todas as minhas despesas, descobri o tanto que estava gastando em coisas desnecessária. É um tal de compra daqui, gasta dali, que no fim do mês faz uma diferença tremenda!

2. Comparar preços

Gente, que coisa mais básica, para quê pagar mais, se você pode pagar menos. Às vezes por causa da pressa, a gente fala: “Ah, é só um real a mais”! De Real em Real, o Tio Patinhas ficou milionário.

É como se diz naquele ditado: “de grão em grão, enche a galinha o papo!

Precisa-se dizer mais alguma coisa? Para economizar precisamos planejar.

Pesquise e compare, aproveite e use essa grande ferramenta que temos ao nosso dispor, a Internet. Eu estou fazendo compras em vários mercados, e comprando só o necessário! Sempre comparando os preços para achar os preços mais em conta.

3. Compre Somente O Que Você Realmente Está Precisando!

Eu evito ir ao mercado com fome, senão vou comprar até aquilo que não gosto. Outra coisa em que eu pecava muito: ir ao mercado sem uma lista,

Comprava uma montanha de coisas que não precisava, e esquecia de comprar aquilo que realmente necessitava!

Hoje estou criando o hábito de fazer o cardápio da semana, verificar o que falta e comprar somente o que está na lista. Até agora tem funcionando muito bem! Parabéns para mim! Lol!

4. Esperar As Liquidações De Inverno e Verão

Como tenho 2 filhos ainda bem crianças, sempre preciso comprar roupas e sapatos, pois eles não param de crescer.

Já fiz um orçamento mensal, onde estou salvando, e aguardando pelas liquidações. A ordem é comprar só o que realmente é necessário e com descontos. Saber se controlar, e não se deixar empolgar.

Minha dica é a seguinte: faça uma faxina nas roupas das crianças, e compre só o essencial, não cedendo às tentações do desnecessário!

5. Ter Metas Bem Definidas E Planejadas.

Precisamos ter metas, a curto, médio e a longo prazo.

Minha meta a curto prazo: Gastar menos do que ganho e aumentar o valor das minhas entradas!

Alguns exemplos do que ja estou fazendo:

Voltei a fazer bolos, e graças a Deus, já tenho algumas encomendas razoáveis. Outra coisa, estou fazendo horas extras, buscando alternativas reais para aumentar o meu ganho no fim do mês! Um alvo de imediato, que já está sendo posto em prática.

Médio Prazo: Minha meta é liquidar o meu saldo negativo da minha conta bancária. Todo mês estou fazendo uma amortização, até o meu saldo negativo acabar! Minha meta é acabar com ele. Objetivo que já estou pondo em prática.

Longo Prazo: Poupar para dar entrada na nossa casa própria! Preciso salvar 5% do valor da casa! Difícil, sim, mas não impossível. À medida que coloco as minhas finanças em ordem, esse alvo vai ser possível de ser atingido! Objetivo que também já estou pondo em prática.

6. Seja Realista.

Não faça metas que estão além do seu alcance! Tenha o pé no chão. Como falei no artigo anterior Encarando Missões Difíceis Com Um Sorriso!

7. Fique Atento as Suas Metas.

Analise, e veja, se o que você planejou está dando certo, ou precisa de alguns ajustes.

8. Viva de acordo com sua realidade.

Não queira ser o que você não pode sustentar! Viver de aparências é entrar em dívida na certa! Seja humilde! Não tente sustentar uma situação que vai quebrar seu orçamento. Viva de acordo com suas possibilidades. Seja feliz e grato por aquilo que você tem, mas não deixe de sonhar e de buscar uma vida mais abundante!

9. Busque Ajuda.

Não tente inventar a roda, alguém já a inventou antes! Aproveite o conhecimentos de outras pessoas, para enriquecer a sua vida!

10. Seja Generoso

Mesmo em tempos de crise, ajudar o proximo faz um bem tremendo para você. As vezes achamos que temos pouco, mas sempre vai ter alguém que tem menos que você. Ser generoso e ajudar o próximo vai fazer de você uma pessoas mais feliz. Leia o artigo Ajudar Outros Traz Um Novo Sentido De Vida e Faz Bem Ao Espírito, Alma e Corpo!

Se você acha que este artigo foi benéfico para a sua vida, então não se esqueça de o compartilhar nos links abaixo, e abençoe você também o seu próximo!

Para receber dicas diretamente no seu email subscreva aqui.

Siga-nos também pelo Twitter clicando aqui e ou através do WhatsApp, adicionando o seguinte número: +44 7887249649, e enviando a seguinte mensagem: Quero Receber Dicas Grátis.

Obrigado por me acompanhar nesta jornada.

Até amanhã!

Hillsong United – “Oceans”

Subscreva para receber conteúdos GRÁTIS no seu email.

Mensagens de grande conteúdo que irão ajudá-lo(a) na área emocional, espiritual e material.

Junte-se a uma lista de pessoas que está crescendo dia-a-dia!


QUERO RECEBER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.