Ontem minha filha me perguntou: “Mãe o que é instinto?”.
Como você explica o que é o instinto para uma criança de sete anos?
Tentei explicar dando um exemplo, e hoje acordei pensando sobre a pergunta dela e sobre o artigo de ontem, onde falei das nossas necessidades básicas, tanto emocionais, como físicas, e veio à minha mente um livro que li há muito tempo atrás, chamado As Sete Necessidades Básicas De Uma Criança!
Subscreva para receber conteúdos GRÁTIS no seu email.
Mensagens de grande conteúdo que irão ajudá-lo(a) na área emocional, espiritual e material.
Junte-se a uma lista de pessoas que está crescendo dia-a-dia!
QUERO RECEBER
Quando li esse livro, eu nem pensava em ser mãe, na verdade estava lendo para tentar descobrir, em que necessidade não fui suprida quando criança, e que estava trazendo danos em minha vida emocional na fase adulta!
Um pouquinho da minha história: Bem eu fui criada apenas pela minha mãe, pois meu pai faleceu eu tinha apenas um ano de idade.
Imagine como ficou a minha mãe com a perda do marido. Grávida de trinta e sete semanas e com três filhas pequenas. A minha irmã mais velha tinha apenas três aninhos!
Eu considero minha mãe uma verdadeira heroína, pois apesar de todo o sofrimento, ela fez o melhor que pôde para criar suas quatro filhas!
Ela veio de uma infância muito triste, pois sua mãe faleceu logo que ela nasceu, cresceu sem mãe, perdeu o pai, e só ficou sabendo um mês depois que seu pai tinha falecido.
Eu ainda tenho em minha mente a cena da minha mãe chorando o luto do pai, que não teve a chance de se despedir. Uma mulher valente, onde a vida não deu moleza!
Hoje graças a Deus, ela é uma senhora, muito honrada e amada por muitas pessoas, tudo o que a vida trouxe de ruim, nunca conseguiu destruir a fé e a certeza de que dias melhores viriam! E vieram!
Mas voltando a falar, de que forma esse livro se relaciona com o instinto?
Em tudo!
Eu fiquei meditando no que tinha escrito, sobre a carência de uma criança, e cheguei à seguinte conclusão: que quanto mais ocupados ficamos com os compromissos diários (e muito deles envolvendo tecnologia), ficamos sem dar conta de muitas situações, perdendo o foco, perdendo esse instinto primitivo com o qual nascemos.
Automaticamente, nós seres humanos dotados de toda inteligência, deveríamos suprir as necessidades das nossas crias instintivamente, sem precisar estar buscando ajuda na internet, em livros, sessões com psicólogos, etc.
Aquilo que deveria ser natural em nós, está ficando extinto, está desaparecendo aos poucos, estamos nos tornando pessoas sem instinto natural!
Muitas vezes erramos com nossos filhos, porque também estamos em défice emocional, se você não foi suprido(a), como poderá dar aquilo que não tem?
Podemos estar falhando por várias razões, por défice emocional, traumas do passado, estresse, problemas pessoais, depressão, menopausa, enfim, a lista é grande.
São tantos os motivos pelo quais falhamos em suprir as necessidades básicas dos nossos filhos, e por que não dizer dos nossos familiares!
Às vezes, até queremos ser mais afetivos, mas parece que algo nos impede de o sermos, não sabemos como agir, outras vezes não temos é tempo mesmo para demonstrar nosso afeto, por causa dos nossos compromissos, do estresse do dia a dia, dessa nossa vida agitada, para não falar até mesmo do muito tempo descontrolado passado nas redes sociais e em outros media!
Voltando a falar do livro que citei acima, essas são, conforme o livro, as sete necessidades básicas de uma crianças e de nós adultos também!
-
Significado
-
Segurança
-
Aceitação
-
Amor
-
Elogios
-
Disciplina
-
Deus
Não vou entrar em detalhes sobre cada necessidade, pois é algo bem básico mesmo. Sugiro a leitura do livro! Vale mesmo a pena!
Isso tem roubado e consumido nossas vidas! Precisamos ficar atentos ao tempo descontrolado que gastamos com tecnologia, trabalho, afazeres domésticos, enfim com nossas vidas super compromissadas. Precisamos de aprender a ter uma vida mais controlada, balanceada e regrada.
Estamos num consumismo desenfreado de tempo, que quando dermos conta poderá ser tarde demais! Estarei falando, em tempo oportuno, acerca de como manejar o nosso precioso tempo.
Que possamos estar atentos às necessidades básicas de nossos amados!
Que sejamos supridores de necessidades!
Que possamos ressuscitar esse instinto natural, e sermos seres humanos, mais HUMANOS!
Se você acha que este artigo foi benéfico para a sua vida, então não se esqueça de o compartilhar nos links abaixo, e abençoe você também o seu próximo!
Para receber dicas diretamente no seu email subscreva aqui.
Siga-nos também pelo Twitter clicando aqui e ou através do WhatsApp, adicionando o seguinte número: +44 7887249649, e enviando a seguinte mensagem: Quero Receber Dicas Grátis.
Obrigado por me acompanhar nesta jornada.
Bom fim de semana e até Segunda!
Sugestão musical do dia: You’re Beautiful – Jeremy Riddle(Bethel Church)
Permalink
Boa noite, Margareth !
Tenho sido muito agraciada com suas postagens,tive a honra de te conhecer a mais de vinte
anos atrás,creio que você nem se lembre de mim ,mas tive o prazer de conhecer a história de
vida de vocês .Tenho aprendido muito com você e compartilho sabendo que tudo que vem para nos edificar, não podemos engavetar,mas passar adiante.Te agradeço por ser tão especial como você o é.Dê um abraço bem apertado nessa mulher guerreira e valente que é exemplo pra todos nós ,que é a sua mãe.Saudades…
Permalink
Ola Janete! Fico super feliz de saber que voce tem sido abençoada com as minhas postagens! Tem sido benção para mim também! Pode deixa que assim que der, darei um abraço bem apertado na minha Mãe por você, no momento ela esta no Brasil, mas espero reve-la em breve!
abraços
Margareth